9 Mitos e Verdades sobre anunciar na internet

Já não é de hoje que os principais veículos de comunicação estão dando um valor exorbitante à internet. Para a população que não tem qualquer conhecimento sobre publicidade online, a impressão que se tem é que tudo foi descoberto ontem, então temos que correr para aproveitar as novidades.

Nós, profissionais do marketing digital, sabemos que não é bem assim, pois estamos há anos estudando e nos especializando para a obtenção de resultados. Pelo menos eu, tenho sede de conhecimento e não consigo ficara parado diante das novidades que pipocam no mercado.

Anunciar na internet para muitos é uma grande novidade, principalmente se pegarmos informações do registro de domínios na internet que comprovam que o número de empresas que já possuem um site é muito inferior ao o de endereços comprados.

9 Mitos e Verdades sobre anunciar na internet.

O que isso quer dizer? Quem nem mesmo empresas conseguem enxergar as vantagens de anunciar na internet e por conta disso, acabam perdendo oportunidades únicas de ganhar destaque no mercado.

Muito se fala que anunciar na internet é perigoso, que acaba tirando o foco da publicidade off-line, que é uma forma abrangente demais de anunciar e mais uma porção de informações que nem sempre são verídicas.

Com essas questões em mente, eu vim aqui hoje com um só objetivo, te mostrar quais são os mitos e as verdades de se anunciar na internet.

Depois dessa leitura, tenho certeza que a forma de lidar com os anúncios da internet irá mudar e com isso, passará a ter outra opinião sobre o trabalho na rede.

Vamos lá?

 

1 – Anunciar na internet na internet custa caro! MITO

Esse é um dos mitos mais surreais que eu conheço, até porque se comparado a publicidade paga, o valor não deve chegar nem a metade.

Quem fala que anunciar na internet custa caro, não tem informação suficiente e muito menos embasamento do que diz. Se formos analisar somente o Google Adwords que é uma plataforma de links patrocinados, já podemos observar que ele tem uma política de cobrança abrangente, onde quem escolhe quanto vai pagar é o anunciante.

Isso acontece em praticamente todas as mídias da internet, a não ser em lugares diferenciados como a página principal do Youtube ou um banner fixo de publicidade paga de um site ou blog.

 

2 – Anunciar na internet e busca orgânica são as mesmas coisas! MITO

Já ouvi muitas pessoas que dizem que trabalhar com busca orgânica e anunciar na internet são as mesmas coisas. Isso é um mito e uma falta de informação tremenda.

A busca orgânica é aquela gerada pelos buscadores com a utilização de conteúdo, ou seja, você precisará gerar informação escrita com palavras chaves corretas para o seu nicho para que assim, você possa parecer em boas posições no Google.

Já ao anunciar na internet, você está pagando para aparecer, mesmo que pouco. Usando novamente o Adwords como exemplo, dentro da plataforma você irá criar um pequeno anúncio para promover o seu produto e serviço. Com isso, aparecerá nos espaços destinados a esse tipo de informação.

Uma coisa nada faz relação com a outra, elas podem sim trabalhar juntas, o que seria até ideal, pois a busca orgânica faz com que você ganhe autoridade perante seu nicho e os anúncios aceleram o processo de publicidade de seu marca.

 

9 Mitos e Verdades sobre anunciar na internet

 

4 – Sempre será necessário segmentar para anunciar na internet! VERDADE

Toda ver que você decidir que deseja anunciar um produto ou serviço na internet, você precisará segmentar o público alvo que terá acesso ao seu conteúdo. Isso porque, não são todos os usuários que tem interesse no que você está oferecendo.

Alguns podem achar que anunciar para todos mundo lhe dá maiores possibilidades de venda e não é verdade, pois anunciar na internet para um público desqualificado fará com que você perca o valor de investimento, uma vez que, não verá retorno.

As principais ferramentas de anúncio da atualidade: Bing, Google Adwords, Facebook Ads, Twitter Ads e por aí vai, já trabalham com funções de segmentação incrível. Vale a pena fazer alguns testes para saber qual serão os resultados que você vai ter.

 

5 – Para ter resultado ao anunciar na internet, às vezes, é preciso de ajuda profissional! VERDADE

Anunciar na internet parece uma tarefa simples, mas por muitas vezes não é, até porque cada plataforma tem suas funcionalidades e ajustes diferentes. Lembrar de tudo chega  ser quase impossível e assim, o excesso de tarefas acaba gerando erros.

A contratação de um bom profissional ou de uma agência especializada por te ajudar a ter bons resultados ao anunciar na internet. Entendo que muitos queiram fazer esse tipo de serviço sozinho, mas pode ser que até você aprender tudo, demore um pouco, você não acha? E resultado a gente quer pra ontem…

Mesmo que você contrate alguém especializado para te ajudar a anunciar na internet, continue seus estudos e sua busca por informação, pois chegará um momento em que será possível coordenar tudo sozinho.

 

6 – Para anunciar na internet é preciso escolher apenas um canal! MITO

Como ainda trazemos conceitos da publicidade comum, a off-line, quem está tendo o primeiro contato com os anúncios na internet pode achar que só é possível anunciar em um único lugar, como um canal de TV e na rede isso não existe.

Você pode e até deve diversificar os canais que irá anunciar, isso porque nunca conseguimos ter 100% de certeza de onde está a maior concentração de nosso público alvo.

É importante então, que você divida esse valor de investimento para aplicar um pouco em cada uma e assim, conseguir se fazer presente em diversos locais.

 

7 – É possível anunciar na internet para aumentar tráfego?  VERDADE

Anunciar na internet tem tantas vantagens que acabam sendo complexas de apresentar todas, no entanto se o que você busca é aumentar o tráfego de seu site, acabou de encontrar uma solução.

Basta que você crie um anúncio com o objetivo de chamar usuários para dentro de seu site, claro que sempre respeitando as regras da plataforma escolhida.

O ideal para esse tipo de objetivo é que você procure sempre anunciar coisas interessantes do seu nicho de atuação, para que não fique algo forçado, entende? Faça um anúncio de forma totalmente natural e aponte para o local que deseja. Dessa forma os seus resultados serão muito mais surpreendentes.

 

9 Mitos e Verdades sobre anunciar na internet,

 

8 – Na internet tudo é de graça! MITO

Muitos acham que a internet é “terra de ninguém”, onde tudo é permitido e aceitável, mas não é dessa forma não. Se você quer anunciar na internet em um local bom, com um público qualificado e com um retorno de investimento, prepare-se para tirar a mão do bolso.

Claro que, nem se compara aos valores extremamente altos cobrados pelos jornais, pela televisão ou pelo rádio, porém essa publicidade é paga sim, pelo menos nas plataformas seguras. Agora se quiser arriscar, é com você, apenas tenha em mente que é um risco.

Vale a pena tomar muito cuidado na escolha dessa plataforma. Procure sempre se informar sobre o seu funcionamento, método de cobrança e quais os resultados que ela já gerou para outros clientes, pois dessa forma você terá um termômetro em mãos para avaliar a qualidade.

 

9 – E-mail marketing é spam! – MITO

Quer um jeito de engajar o seu público alvo e anunciar com qualidade? Aposte no e-mail marketing. Infelizmente, alguns profissionais fazem a utilização dessa fantástica ferramenta da forma errada e isso faz com que ela se torne uma forma de spam.

Você deve trabalhar o e-mail marketing como uma forma de publicidade, por exemplo, muitas empresas optam por anunciar na internet para captar leads, sendo assim, como essa base de e-mail formada, passam a entregar conteúdo de qualidade para engajar.

Faça os seus testes e tire as suas conclusões sobre a ferramenta, é a melhor forma de ter uma opinião.

 

Pronto, te apresentei 9 mitos e verdades de anunciar na internet. Curtiu?

Acho muito importante transmitir informações corretas, porque muitos deixam de anunciar na internet pela falta de conhecimento ou de sugestões erradas que recebem.

Comece agora mesmo a estruturar os seus anúncios e verá que em pouco tempo já terá um resultado bem bacana.

Será que eu posso se ajudar em mais alguma coisa?

Se sim, por favor, deixe o seu comentário que irei responder em breve.

Agradeço a companhia!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Aprenda a anunciar no Google com Orçamento Baixo

Ebook + Aula Completa Inclusa. Baixe Agora. É Grátis.

JUNTE-SE A MAIS DE 50.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba
conteúdos exclusivos e com prioridade

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Aprenda mais sobre Marketing Digital no Instagram Me siga →