Não é de hoje que os empreendedores buscam maneiras e metodologias de analisar seu negócio de uma maneira diferente do tradicional para que assim, possam alcançar melhores resultados.

De um tempo para cá, nós do blog do Mestre do Ads, temos ouvido falar muito sobre a Análise SWOT e como ela tem trazido resultados incríveis para quem a utiliza. Por um acaso, você já ouviu falar dessa metodologia?

Se você acredita de a Análise SWOT é algo novo, está bem enganado. É um exercício bastante comum em faculdades de graduação e vem sendo utilizado há anos em empresas para que os seus funcionários possam identificar melhor a realidade de seu negócio e com isso, aprimorar suas atividades.

Temos a certeza que com a aplicação dessa metodologia muitas coisas irão mudar dentro do seu empreendimento, principalmente questões relacionadas a tomada de decisão, isso porque você conseguirá visualizar um cenário real e com isso, saberá tomar decisões assertivas com relação ao que vem ocorrendo.

Se você nunca ouviu falar sobre Análise SWOT e não faz a menor ideia sobre o seu conceito, fique tranquilo, pois o Mestre do Ads irá te deixar por dentro de tudo que tem relação cm essa assunto.

Preparados?

 

 

O que é Análise SWOT?

Para começar, você precisa entender da onde vem o termo SWOT, não é mesmo? Cada letra que forma esse termo é proveniente de uma palavra em inglês, temos então:

S – Strenghts que significa forças;

W – Weakness que significa fraquezas;

O – Opportunities que significa oportunidades;

T – Threats que significa ameaças.

 

Conseguiu captar?

Alguns especialistas e empresas brasileiras também fazem o uso do termo FOFA para fazer referência ao método.

Mais importante do que saber o seu significado é ter claro o objetivo de sua utilização. Isso porque, a Análise SWOT é uma aplicação de uso interno para que seja possível identificar fatores e pontos que precisam ser reavaliados dentro de uma empresa.

Isso irá contribuir para uma antecipação de problemas, investimentos e até mesmo inovações, já que será possível ter um panorama claro do que vai ocorrer ou do que está por vir, antes mesmo de ele acontecer.

Muitos profissionais tem inúmeras dúvidas quanto a eficiência da aplicação do método. O que podemos afirmar é que ele tem uma aplicação muito simples, ágil e que pode ser aplicado por um coordenador ou gestor sem maiores dores de cabeça.

A grande questão é que a aplicação da metodologia irá demandar a participação de todos os integrantes da equipe, pois será necessário que se tenha uma visão completa dos acontecimentos para que as análises possam ser feitas de uma forma mais embasada.

Se você não tem a oportunidade de reunir toda a sua equipe para fazer juntos essa análise é melhor esperar o momento ideal para que ela aconteça, pois como você pode perceber as duas primeiras letras irão se relacionar com questões internas e as 2 posteriores com as externar.

Vamos descobrir então, como fazer a avaliação desses dois tipos de fatores.

 

analise-swot

 

Analisando os fatores

Não tem como trabalhar essa metodologia se você não tem pleno conhecimento do funcionamento de seu negócio. Isso ficará muito claro ao analisar pontos como as forças e fraquezas.

Perceberá, como já dito acima, que esses são dois pontos de análise internas e serão eles que farão você ter um auto conhecimento sobre suas estruturas e diferenciais que lhe darão destaque no mercado.

Para encontrar essas respostas, olhe para dentro de seu modelo, baseando-se em detalhes do seu segmento, assim você conseguirá entender mais assertivamente o que te faz diferente de outras empresas do mesmo segmento.

Procure avaliar cada ponto: localização, prestação de serviço, qualidade dos produtos, preços, forma de distribuição, gestão e todos os fatores de trabalho.

 

As duas outras letras, que irão fazer referência a oportunidade e ameaças irão identificar fatores externos que você não poderá controlar, porém conseguir definir quais são e com isso, traçar um plano de ação mais assertivo para combate-lo.

Em um período de instabilidade econômica como tem passado o Brasil, conseguir identificar com antecedência quais são essas fatores capazes de abalar o nosso negócio é algo que nos deixa um passo à frente de nossos concorrentes e prontos para ter um plano B ou C, quando se fizer necessário.

 

Fazendo a Análise SWOT

Trabalhar a metodologia na Análise SWOT, em si é muito simples. Isso porque, basicamente você terá que identificar todas as suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e ameaças para a formação da sua Matriz SWOT.

Após identificar, será necessário relacionar esses fatores entre si para que seja possível encontrar melhores alternativas, então:

  • Identifique os pontos fortes que irão fazer a sua empresa aumentar as oportunidades de negócio;
  • Quais fatores da sua empresa ajudam a lidar melhor com as ameaças?
  • Quais ações você pode tomar para minimizar perdas ou ameaças?
  • Quais problemas estão fazendo a sua empresa não aproveitar as oportunidades?

 

Análise SWOT

 

Viu como não é nada difícil fazer essa análise?

O importante é que em cada etapa do processo, você seja bastante realista e conte com a ajuda da sua equipe para aplicar um panorama real, sem invenções ou fantasias pelo caminho.

Por mais que o cenário não seja dos mais agradáveis para você, a análise fará com que você consiga modificar essa situação, melhorando todo o planejamento estratégico e com isso, obtendo uma evolução mais assertiva.

Procure aplicar essa análise cada vez que todos os objetivos forem atingidos ou quando você sentir uma mudança de cenário em seu negócio. Isso lhe ajudará a manter firme as rédeas da situação e com isso, virar dores de cabeça futuras.

Já existem diversos sites que fornecem plataformas para que essa análise seja feita ou se preferir, uma simples folha de papel em branco já pode te ajudar.

Deu para entender tudo? Ficou com alguma dúvida? Ou algo que queria perguntar?

Mande aqui para nós, iremos adorar bater um papo com você!

Queremos lhe agradecer pela confiança e nos colocar a disposição para qualquer assunto!

Até a próxima oportunidade!

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