Como você já deve saber, conhecer os seus concorrentes é tão importante quanto traçar adequadamente o perfil do seu público alvo.

Isso porque, analisar o seu mercado e as ações dos negócios que concorrem direta e indiretamente com a sua marca lhe traz uma visão mais ampliada sobre as suas próprias possibilidades.

Com conhecimento do terreno que se pretende explorar, as suas estratégias são criadas e executadas com maior potencial de sucesso. Afinal, fica muito mais simples se diferenciar e consequentemente conquistar o destaque positivamente.

Concorda?

Se você não baseia suas ações em dados confiáveis sobre os movimentos do seu setor, sugerimos que comece o quanto antes, pois seu negócio pode estar correndo sérios riscos.

Não sabe nem por onde começar?

Então vem com o Mestre do Ads. Hoje, nosso conteúdo lhe entregará 7 ferramentas relevantes para estudar seus concorrentes.

Se interessou? Então não fique parado aí!

Porque eu devo estudar meus concorrentes?

Talvez, a pergunta que mais tenha permeado a sua mente nos últimos minutos seja exatamente essa:

  • Porque estudar os concorrentes, isso não seria, no mínimo, antiético?

Calma! Nós não estamos sugerindo que você espione as ações e estratégias de forma desleal, no intuito de prejudicar e copiar o que está sendo executado.

A ideia é extrair dados importantes capazes de lhe oferecer a oportunidade de trabalhar técnicas que solucionem possíveis falhas ou elevem ainda mais o nível do que é oferecido.

E, claro, espaços para inovar, se diferenciando e se destacando no mercado.

Tem mais! Não se engane em pensar que os seus concorrentes não estão de olho em sua marca, no que está sendo empregado. Isso é muito comum, principalmente, no sentido de conquistar informações que possam resultar em uma vantagem competitiva.

Estudar seus concorrentes vai lhe preparar para lidar melhor com o dia a dia, principalmente, sob o aspecto de quais ações e estratégias adotar frente situações diversas desse setor.

Ferramentas Relevantes para Estudar Seus Concorrentes

Você terá material atualizado e suficiente para sempre otimizar suas táticas, inclusive, no que diz respeito ao marketing.

Antes de irmos à seleção de ferramentas, vamos entender melhor como detectar os seus concorrentes diretos, ou seja, os principais.

Como saber quem são meus concorrentes principais?

Embora também haja ferramentas que lhe ajudem nessa identificação, não é das tarefas mais difíceis saber quem são eles de forma mais simples.

A própria ferramenta de links patrocinados do Google, o Ads, já lhe dá boas pistas das identidades dos seus concorrentes principais.

Geralmente, são aqueles que trabalham no mesmo nicho que o seu, oferecendo produtos ou serviços similares ou idênticos, por isso, acabam utilizando em suas estratégias as mesmas palavras-chave.

Assim que fizer essa primeira detecção, é hora de ir mais fundo, olhando diretamente para cada um deles, as suas estratégias, quais anúncios utilizam, em que canais, localização, público, valores, CTA’s, características dos produtos e uma porção de outros atributos inerentes.

Uma simples busca no Google também pode lhe oferecer bons resultados. Pegue as marcas dos primeiros resultados, incluindo, os patrocinados e dê uma boa verificada.

Depois de fazer uma seleção, é hora de estudá-los via ferramentas que lhe apresentaremos à seguir.

1ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – SemRush

Ferramentas Relevantes para Estudar Seus Concorrentes..

Sem dúvidas, essa é uma das ferramentas mais famosas do segmento. Com o SemRush, é possível que você obtenha dados sobre o volume de tráfego, a proveniência dele, as palavras-chave mais usadas e a quantidade de usuários que elas atraem ao site.

Além dos anúncios que o seu concorrente trabalha e o posicionamento dele frente às pesquisas orgânicas.

Trata-se mesmo de um relatório muito completo recheado de informações relevantes.

Sabe o melhor? Há uma versão gratuita que lhe entrega dados bastante satisfatórios.

A versão paga é ainda mais impressionante, vale muito a pena, inclusive!

2ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – Keyword Spy

Essa ferramenta é mais voltada aos termos, ou seja, ela possibilita que você identifique e faça uma análise profunda sobre as palavras-chave com maior potencial de resultados.

O interessante é que esses dados lhe oferece material o suficiente para criar campanhas de CPC, estratégias de link building e até atração de tráfego orgânico de maneira bastante clara e simples.

A Keyword Spy ainda mostra quais são os termos mais usados pelos seus concorrentes.

3ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – WooRank

Também bastante conhecida e bem recomendada pelos profissionais da área, o WooRank é muito utilizada para diagnósticos de estratégias de SEO.

A ferramenta é capaz de lhe mostrar um relatório completo sobre as técnicas de otimização para motores de buscas utilizadas no site do seu concorrente.

4ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – Domain Stats Tool

Quer saber o ranking do site do seu concorrente, quanto tempo aquele domínio foi registrado, volume de backlinks e outros dados mais técnicos?

Então o Domain Stats Tool é a ferramenta ideal para lhe ajudar nessa análise!

5ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – Website Grader

O Website Grader é impressionante, pois ele reúne em um só lugar uma porção de dados sobre as mais variadas vertentes que compõe um site.

Com a ferramenta é possível verificar as palavras-chave que mais trazem tráfego, a qualidade do SEO empregado, o nível do sucesso social, o volume de backlinks, entre outros.

Inclusive, muitos profissionais utilizam o Grader para analisar seus próprios sites.

6ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – SEOMoz

Ferramentas Relevantes para Estudar Seus Concorrentes,

Quer ter uma visão mais próxima sobre o ranqueamento do seu site e de seus concorrentes para determinada palavra-chave?

Então basta criar uma conta gratuita na SEOMoz e utilizar a ferramenta. Simples, rápido e intuitivo.

7ª Ferramenta para Estudar Seus Concorrentes – SimilarWeb

Esse é mais um exemplo de ferramenta completa e muito relevante para quem deseja “conhecer” mais à fundo os seus concorrentes.

A SimilarWeb possibilita que você descubra a origem do tráfego do site em questão, quantos deles vem diretamente das buscas do Google, das principais mídias sociais, quais são os termos de maior potencial na atração desse tráfego, qual é o site de destino após sair da página em questão e mais.

Incrível como a tecnologia pode nos ajudar, não é mesmo? Basta saber utilizar esse mar de informações sem fronteiras ao nosso favor.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

Forte Abraço.

Compartilhar.