Para qualquer projeto que vamos dar inicio é fundamental um planejamento estratégico, pois dessa forma será possível conhecer o terreno por onde estamos pisando e assim, garantir que nossas ações tem mais chances de dar certo.

A questão é que não é nenhum pouco fácil encontrar uma forma de fazer essa análise de risco com 100% de certeza de que as atitudes irão dar certo. Para todo empreendedor, o risco é algo presente em todos os dias, não tem jeito…Mas eu descobri uma ferramenta que pode colaborar e muito nessa nossa difícil caminhada.

Você pode me perguntar: “Tiago, eu já tenho tudo pronto na minha cabeça e posso lidar com os problemas conforme eles forem aparecendo, não posso?”

 

5W2H,

 

Isso é até possível, no entanto, concorda que tudo se tornará mais fácil se você já tiver um planejamento estratégico organizado? Você não precisará parar para tomar uma decisão tão difícil em um momento de tensão, pois já terá isso pronto em um papel e planejado quando estava de cabeça fria, logo tende a dar muito mais certo.

Quero ajudar você, então vou te ensinar tudo sobre o método 5W2H, que vai colaborar para um conforto maior na aplicação de técnicas de seu projeto.

Vamos lá?

 

O que é 5W2H?

Entender o que é 5W2H é bem simples, o que quero te mostrar mesmo é como funciona a aplicação do método, mas vamos com calma, uma coisa de cada vez para que nenhuma dúvida surja no meio do caminho.

O método 5W2H foi criado com a intenção de ser uma ferramenta facilitadora na criação de um projeto, isso porque seu criador desenvolveu um passo a passo fixo que lhe ajuda nessa criação, pois basta você ir completando com as particularidades de seu projeto e pronto!

Você deve estar achando que o termo 5W2H é um conjunto de letras aleatórias e sem qualquer sentido, não é mesmo? Posso lhe garantir que não e que cada item adicionado tem um significado.

Veja:

Temos 5 W, significando respectivamente:

  • W – What – o que;
  • W – When – quando;
  • W – Who – quem;
  • W – Where – onde;
  • W – Why – por que.

Os 2H, significam:

  • H – How – Como;
  • H – How Much – Quanto custa.

Entende-se então que essas são as 7 perguntas essenciais para que um projeto seja desenvolvido. E mais, com elas respondidas é possível fazer todas as análises positivas, negativas e ter a noção média de investimento.

Esse método é um dos métodos de gestão mais utilizados no mundo e através desse blog irei te ensinar a aplicar em seu modelo de negócio, mas antes, iremos conhecer as vantagens de sua aplicação.

 

Vantagens de utilizar o método 5W2H

A grande vantagem de utilização do método 5W2H é a simplicidade de aplicação, não é preciso nenhum estudo muito aprofundado ou nenhum conhecimento avançado para responder as questões relacionadas ao seu negócio, principalmente se for você o idealizador.

O grande ponto dessa metodologia é que você entenda que todas as respostas são fragmentadas para que lhe dê uma maior possibilidade de visão e também a identificação das áreas muitas críticas de seu negócio, pois quanto mais se setoriza, melhor o gerenciamento.

 

5W2H

 

Outro detalhe é que a ferramenta pode ser aplicada tanto para um projeto como para uma avaliação profissional, já que ela segue um modelo pronto e mais, facilita a revisão de estratégias pontuais, o que faz com que tempo seja economizado.

Enfim, já podemos comprovar que a utilização do método 5W2H só irá trazer vantagens ao nosso modelo de negócio, não é mesmo?

Chegou o momento de fazermos junto a aplicação…

Quero que você pegue papel e caneta para escrever as 7 perguntas dadas acima para que juntos, possamos aplicar esse método, ok?

Preparados?

 

Passo a passo para aplicação do método 5W2H

Sua aplicação é bem simples, porém vou te pedir que foque por alguns minutos nesse material para que juntos a gente possa responder cada pergunta..

 

#1 – O que?

Essa é a pergunta básica de todo o plano e o lugar de você deixar claro qual é a sua meta, sem enrolação ou utilizando muitas palavras.

O ideal é que você reflita os reais motivos que lhe fizeram montar esse projeto e onde você quer chegar para que assim, você responda essa questão de forma clara, simples e extremamente objetiva.

Por exemplo, se o que você quer é aumentar seus lucros, então você precisa escrever que deseja aumentar suas vendas para que você fature mais.. e ponto!

 

#2 – Quando?

Esse é o momento de você definir quando o seu plano começará a ser seguido, pode ser hoje mesmo, na próxima segunda feira ou até mesmo no próximo semestre, o importante é que seja definida uma data.

Ah, outro detalhe, é possível que você tenha um mega plano de ação, mas por questão de logística irá começar a aplicar de forma gradual, de setor em setor, então esse é o espaço para você informar os mínimos detalhes desse planejamento de tempo.

Não se preocupe se tiver um tempo de aplicação longo, o importante é definir bem as metas.

 

#3 – Quem?

Aqui é o espaço para você colocar quem está com contigo nesse projeto e qual a função. Não é necessário incluir nome por nome, você pode trabalhar com “Equipe de vendas” ou “Suporte técnico”, o importante é que cada um saiba a sua função, metas e responsabilidades.

Vale lembrar, porém que quando mais focada for suas respostas, mas bem organizado ficará seu plano.

 

5W2H.

 

#4 – Por quê?

Esse é o espaço para que você escreva qual a sua motivação para querer aplicar o método 5W2H. Não precisa ser necessariamente um problema, mas pode ser baseado na vontade de crescer, de tornar sua marca conhecida e mais uma porção de coisas.

O importante é que você consiga transmitir para o papel o por quê da vontade da mudança, entende?

 

#5 – Onde?

Esse é o local onde você irá definir exatamente aonde a mudança ocorrerá, isso porque uma empresa pode ter diversas filiais ou então, estar querendo aplicar o método 5W2H apenas no setor de vendas, ou na área de logística, entende?

Para dar certo, é essencial que você coloque o local de aplicação de forma bem claro e definido.

 

#6 – Como?

Esse é um dos itens mais importantes do método 5W2H, uma vez que, é nele que você colocará a ideia de como pretende realizar as mudanças, sendo é o espaço para que você descreva o seu plano de ação, bem como qual o passo a passo ideal para chegar em seu objetivo.

Nesse espaço é importante que você seja bem extenso, colocando tudo sobre as pesquisas recentes que fez sobre o seu nicho de mercado, sobre a persona de seu negócio, os riscos de investimento e demais informações que irão lhe ajudar a compor a estratégia.

 

#7 – Quanto custará?

Como última pergunta a ser respondida, temos também a mais delicada que falará sobre o valor de investimento.

Em muitos projetos não é possível definir, logo de primeiro momento o valor de investimento total, temos uma quantidade inicial já separada, mas dependemos de como será o andamento, sendo assim é imprescindível que você estabeleça um máximo de investimento, pois dessa forma você não corre o risco de gastar mais do que pode.

 

Pronto, chegamos ao final da aplicação do método 5W2H e você já deve estar com todas as suas perguntas respondidas, não é mesmo?

Agora é colocar a mão na massa e fazer o desenvolvimento de tudo o comentando. Com o método na mão, fica muito mais fácil entender as necessidades de seu projeto, pois você tem tudo visualmente detalhado.

Ficou alguma dúvida ou algo que não tenha ficado tão claro? Me escreva que vou adorar lhe ajudar!

Espero te ver aqui em breve!

Até mais!

Compartilhar.