Trabalhar como afiliados está sendo uma grande tendência em meio aos empreendedores digitais no momento. Todos os dias novas técnicas são transmitidas para os interessados, mas em meio a tantas informações, como conseguir definir quais são as que realmente funcionam e valem a pena serem aplicadas? Verdadeiramente é complicado filtrar e definir o que traz resultados positivos, porém realizo testes em meus próprios negócios para confirmar a validade dessas técnicas.
Você já deve saber que uso o Ads como ferramenta de trabalho há alguns anos, por esse motivo resolvi contribuir com um pouco do meu conhecimento para o mundo do marketing digital.
Escolhi falar desse assunto, pois sei que ainda existem muitas dúvidas com relação aos anúncios do Google Ads e produtos afiliados. Reuni algumas dicas que certamente serão bastante úteis para você que quer usar a plataforma para divulgar seus produtos ou serviços.
Quero confidenciar a você que essa é uma das dúvidas que mais recebo em meus meios de contato. A pergunta: “Tiago, como posso anunciar no Google Ads como afiliado?”, tem uma grande incidência e esse foi mais um motivo que me incentivou a entregar esse conteúdo para você.
Pretendo rechear esse artigo de informações relevantes e que elevem o seu conhecimento a um patamar bem mais elevado. Vou abordar aqui pontos como o funcionamento do Google Ads, o que são afiliados e cinco dicas arrasadoras com intuito de lhe auxiliar e ensinar de uma vez por todas como você deve anunciar no Google Ads como afiliado.
Para que você tenha um melhor entendimento, farei uma introdução sobre o assunto antes que cheguemos às dicas, portanto lhe explicarei de forma simples um pouco do funcionamento da plataforma Google Ads.
Entendendo o funcionamento do Google Ads
O Google Ads é uma plataforma que lhe permite criar anúncios online e divulgá-los em diversas áreas da web. Quando você inicia o processo de criação de anúncios na plataforma, você tem a opção de escolher a palavra-chave que deseja trabalhar e ainda o meio em que seu anúncio será veiculado. Por exemplo, você poderá escolher aparecer apenas em buscas do Google ou aparecer em blogs relacionados ao termo escolhido. Esta é apenas uma demonstração das funcionalidades do Ads.
Se você quiser dicas mais aprofundadas de como criar o seu primeiro anúncio, acesse aqui.
O interessante dessa ferramenta é que é você quem escolherá o quanto deseja investir naquele momento, não há um preço fixo e nem um tempo obrigatório de permanência do anúncio, o controle é todo seu e com isso você poderá pausar a campanha, suspender, continuar anunciando quando e da forma que quiser.
Se você não tem muito conhecimento em Ads, a minha indicação é que você estude um pouco com os materiais disponibilizados aqui e na própria plataforma, isso poderá ajudar você entender todas as suas funcionalidades e particularidades.
Agora que você já tem uma noção de como é o funcionamento da plataforma, vamos falar sobre afiliados.
O que São Afiliados?
Você já deve ter ouvido falar muito sobre afiliados, programas de afiliação e diversos aspectos relacionados a esse mundo, não é verdade?
Ser um afiliado significa comercializar produtos ou serviços e ganhar comissões em suas vendas. Se você parar para pensar, no comércio físico isso já existe há bastante tempo, mas no marketing digital essa é uma profissão que vendo sendo exercida há poucos anos.
Ter a liberdade de trabalhar em casa, sem ter que cumprir horários ou ter um chefe cobrando metas atraiu a atenção de diversas pessoas e fez com que esse nicho de mercado ganhasse mais força. Eu não sei lhe dizer ao certo, quantos profissionais da área atuam nesse segmento, o que posso lhe garantir é que por ser um segmento novo as oportunidades são enormes e se você dedicar-se certamente encontrará o seu espaço para ganhar dinheiro como afiliados.
Para trabalhar com afiliados, você não precisa de grandes equipamentos, mas precisa de muita vontade de aprender, pois é um mercado que se atualiza a cada dia, ter um computador conectado a internet, e estar disposto a passar noites e noites testando e aplicando novas estratégias e técnicas, claro, você também precisa saber escolher uma cartela de produtos e serviços de qualidade.
Se você está pronto para encarar esse mundo e entrar em uma aventura diária em busca de maiores conversões, pode ter certeza que você está no lugar certo. A seguir lhe darei 5 dicas arrasadoras sobre como anunciar no Google Ads como afiliado. Preparado?
Anunciando no Google Ads como Afiliado
Para vender produtos e serviços você precisa ter pessoas interessadas em comprá-los, correto? Para que isso ocorra, as pessoas, ou seja, os seus clientes, precisam saber que você está vendendo aquele produto. A forma mais simples de fazer essa divulgação é através de anúncios. Para anunciar na internet, o Google Ads é uma das ferramentas pagas mais vantajosas que existe atualmente. Não posso falar que é a única, pois existem outras que oferecem esse tipo de serviço, mas não com a grandiosidade que o Google disponibiliza.
Separei aqui algumas dicas fundamentais para você que deseja anunciar no Ads com facilidade e sem ter problemas com a reprovação de anúncios. Confira a seguir:
- Conteúdo Original: Quando um infoproduto é lançado quem o produziu sempre gera um conteúdo bastante interessante para fazer a divulgação do produto. Muitos afiliados usam esse mesmo conteúdo para divulgar para a sua lista de email ou em seus anúncios, isso é uma atitude que deve ser evitado quando fala-se em Ads. Da mesma forma que os buscadores do Google são rigorosos com conteúdo duplicado, a ferramenta do Ads também é. Como o intuito do Google é sempre gerar uma boa experiência para o usuário, entregando a ele conteúdo informativo e diferenciado, você precisa criar o seu próprio conteúdo relacionado ao infoproduto que você pretende divulgar. Tome como base as informações passadas pelo infoprodutor, mas crie uma versão própria para evitar que seu anúncio seja barrado.
- Página de Captura Diferenciada: Aproveitando o gancho do assunto acima, você precisará de um local para colocar todo o conteúdo criado por você, esse local será a página de captura. Ela será a porta de entrada para que a ação de venda inicie, será través dela que você conseguirá capturar um lead ou trabalhar com um remarketing posteriormente, caso a venda não ocorra imediatamente. A página de captura deve ser tão original quanto o conteúdo, isso porque se ela estiver igual ao do infoprodutor, o Google Ads, por meio dos robots do Google que “leem” a página, poderá julgar o conteúdo duplicado, existindo a possibilidade de que seu anúncio seja reprovado.
- Links de endereço próprio: Você precisará ter a posse de uma url, isso porque, essa é uma das exigências dos termos de serviços do Google Ads. Vejo muitas pessoas criando anúncio e utilizando o endereço do site do infoprodutor ou o link de afiliados gerado pela plataforma que hospeda o produto, isso não pode acontecer, pois você acabará tendo a reprovação de seus anúncios. Isso acontece porque só quem pode anunciar um site é o seu dono. A minha dica é que você crie sua página de captura contendo o seu teor exclusivo para que assim você possa colocar esse link no botão de call to action e enfim prosseguir a ação.
- Anúncio único: Um grande fator de reprovação no Google são anúncios duplicados. Eles podem ser julgados duplicados quando possuem o mesmo design de página de captura, quando possuem o mesmo conteúdo de divulgação ou o mesmo link de saída, portanto, ao criar um anúncio novo, certifique-se de que não tenha nenhuma campanha ativa com o mesmo link.
- Título do Anúncio Atraente: O primeiro contato do seu produto com o público é o título do anúncio, é por meio dele que surge o primeiro interesse e desejo de consumo, por isso, eu sempre faço questão de pontuar esse assunto, pois julgo de extrema importância conseguir elaborar um título atrativo e engajado para conseguir gerar mais conversões. Tenha sempre em mente que usar as palavras certas e no local apropriado é o diferencial que seu anúncio terá em relação aos seus concorrentes.
Chegou a hora de você aplicar todo o conhecimento que você adquiriu na leitura desse material. Com essas dicas incríveis você já está preparado para começar criar um anúncio como afiliados utilizando o Ads e testá-los para conseguir cada vez mais conversões.
Caso tenha ficado dúvidas não deixe de comentar expondo-as aqui abaixo, farei o possível para respondê-las e saná-las. Muito obrigado pela sua presença.
Boas vendas. Forte Abraço!