Recentemente, nós falamos sobre a realidade virtual no marketing e porque você deveria aplicá-la. Lembra?

Naquela ocasião, nós lhe mostramos a grande oportunidade que se apresenta com essa inovação tecnológica e como ela pode impactar consumidores.

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Hoje, nosso conteúdo vem para complementar a nossa primeira conversa sobre o assunto.

A ideia é lhe entregar dicas práticas. Sim, nós queremos lhe ajudar a criar uma estratégia de marketing com realidade virtual.

Ficou interessado? Então vem com a gente agora mesmo!

Afinal, como aplicar a realidade virtual no marketing?

4 Dicas para criar uma estratégia de marketing com realidade virtual

A primeira coisa que você precisa ter em mente para começar a aplicar a realidade virtual no marketing é que essa é uma estratégia um tanto quanto inovadora.

Isso porque, o mercado brasileiro, ainda não tem tantos exemplos dessa prática, embora muitas marcas do mercado internacional já apresentem resultados extremamente positivos.

O que estamos tentando dizer com tudo isso é que você não encontrará tantos materiais e cases para tomar como base para os seus experimentos, à exemplo de outras estratégias, como o e-mail marketing que apresenta uma infinidade de conteúdos de apoio.

Só que por outro lado, você terá a oportunidade de ser um dos pioneiros nos testes, tendo informações de aplicações de mercados mais evoluídos que o nosso, o que permitirá que você coloque tudo em prática com sucesso.

De maneira geral, podemos dizer que para criar uma estratégia de marketing com realidade virtual o seu princípio deve ser oferecer valor ao seu alvo, fazendo com que ele se mantenha conectado com as suas propostas.

Parece novidade para você?

Realmente não é! Afinal, essa é a base das principais estratégias dentro do marketing digital.

Captou a mensagem, certo? Mantenha o interesse em alta por meio da entrega de valor…

Agora vamos evoluir com as outras dicas.

1ª Dica – Seja Corajoso Para Lidar Com as Surpresas

Se você não quer ser surpreendido com as novas possibilidades, é melhor desistir de trabalhar com uma estratégia de marketing com realidade virtual.

Isso porque, sem dúvidas, você terá que lidar com novas formas de interação, sendo praticamente obrigado a seguir por caminhos que, muito provavelmente, você nunca percorreu antes.

A sua zona de conforto terá que ser abandonada. Sua nova aliada será a ousadia e a criatividade.

Comece essa empreitada avaliando o seu público alvo, tentando descobrir quais interações e experiências os atrairiam mais.

Só que é muito importante que essas novas propostas se relacionem com o seu negócio e os objetivos que pretende conquistar com a estratégia.

Quer um exemplo?

Pense bem… Não seria genial permitir que o seu usuário “experimente” um produto através da realidade virtual?

2ª Dica – Faça Testes Antes de Apresentar a Estratégia ao Público

realidade-virtual

Nada melhor do que acreditar em algo ao qual você se propõe à oferecer para outras pessoas, certo?

Essa lógica também cabe muito bem às estratégias de marketing que se utilizam da realidade virtual.

Principalmente, porque ainda não temos bases exemplares tão fortes.

Ao realizar testes, inclusive, experimentando você mesmo as inovações, é um excelente modo de atestar e validar o poder da experiência. De como ela pode mexer com as pessoas.

Conhecer à fundo o que está oferecendo é uma vantagem imensurável. Por isso, prove uma dose de tudo que você pretende mostrar ao mundo.

3ª Dica – Monte Uma Estratégia Considerando o Longo Prazo

Você não pode esquecer nunca de que uma estratégia de marketing com realidade virtual é, hoje, algo novo, mas que em muito pouco tempo ela passará a ser trabalhada por cada vez mais profissionais.

Por isso, você precisa se assegurar, para não perder espaço e resultados à medida que concorrentes surjam no mercado.

Uma boa maneira de conseguir essa estabilidade é criando uma estratégia que compreenda essas variáveis à curto, médio e longo prazo.

Tenha na sua consciência de que em poucos meses a realidade virtual pode ser completamente outra, principalmente, sob a percepção do público.

Esteja preparado para não ser surpreendido negativamente.

4ª Dica – Adote a Inovação e a Criatividade

criar uma estratégia de marketing com realidade virtual

Você encontrará boas estratégias de marketing com realidade virtual aplicadas, principalmente, no mercado externo.

Elas serão incríveis, entregarão resultados impressionantes, e, sem dúvidas, lhe provocarão uma enorme vontade de replicá-las no seu negócio.

  • Você não pode usar as estratégias como inspiração?

Até pode, desde que você não as copie integralmente e que elas estejam intimamente ligadas com os objetivos que pretende atingir.

De maneira geral você não deve copiar a ideia dos outros, pois você corre o grande risco de não atrair os resultados, justamente, por oferecer mais do mesmo.

Comprometa-se em adotar a inovação e a criatividade, pois certamente você chegará mais longe. Tornando-se até referência, autoridade, no assunto.

5ª Dica – Conteúdo Continua Sendo Rei

Você precisa saber, e nunca mais esquecer, que a realidade virtual é uma espécie de veículo, de plataforma, para que você consiga transmitir seu valor de forma mais proveitosa, aproximada, dinâmica, interessante.

Por isso, mesmo utilizando uma estratégia de marketing com realidade virtual, o conteúdo continua sendo rei.

Isso quer dizer que você terá que continuar investindo no conteúdo, até mais do que antes, porque o usuário será trazido para mais perto desses materiais com a ajuda da realidade virtual.

Se antes, alguns problemas não era perceptíveis pela distância, empregando a realidade virtual na estratégia, você trará o consumidor para dentro do cenário, fazendo com que ele enxergue tudo mais nitidamente.

Se houverem erros, eles serão muito visíveis!

Mecanismos Tecnológicos da Realidade Virtual para Investir

Você já deve saber que para oferecer uma experiência de realidade virtual para o seu público alvo, terá que investir em tecnologia, em mecanismos.

Atualmente, já existem diversas soluções, desde os óculos que podem ser feitos em casa até estratégias de marketing completamente imersivas.

A sua escolha ideal dependerá do quanto pretende investir e dos objetivos aos quais quer alcançar.

Para que você tenha uma ideia do que estamos falando, iremos lhe apresentar alguns exemplos:

  • Cardboards: Esse é o famoso óculos de realidade virtual. Há diversos modelos, desde os mais tecnológicos até aqueles que podem ser feitos em casa.

Muitas empresas de renome, como a Google e a Coca, o utilizam em diferentes estratégias.

É uma boa solução para quem está iniciando, pois permite promover estratégias com baixo investimento.

  • Câmeras 360º: Esses são equipamentos que gravam em 360º, fazendo com que o usuário possa ter uma percepção mais real e inclusiva da experiência que se propõe. Um case bastante atual e famoso com o uso desse tipo de equipamento é o FANT360º, promovido pelo programa Fantástico, da Rede Globo.

Atualmente já se encontra câmeras com valores bem acessíveis. Se você pretende impulsionar o engajamento do seu público alvo, pode ser uma boa opção na entrega de conteúdos.

  • Campanhas de Marketing Completamente Imersivas: Nesse tipo de solução, a estratégia baseia-se em um conjunto de ações que faz com que o público participe ativamente de uma realidade proposta.

Por ser uma estratégia mais avançada, costuma ter um custo maior, mas é altamente eficaz no objetivo de trazer evidência à marca.

Um exemplo de campanha de marketing completamente imersiva é vista em uma ação feita pela Dior.

A grande marca criou o Dyor Eyes, um equipamento que tornou possível que fãs da marca participassem/visitassem através da realidade virtual os bastidores restritos de seu desfile de moda.

Esses equipamentos eram disponibilizados nas lojas da Dior, então quem as visitavam, podia “vesti-los” e andar no espaço físico como se estivessem nos bastidores do desfile.

E que tal dar uma volta no lançamento exclusivo e ainda não disponível da Volvo?

Foi o que a empresa tornou possível através de sua campanha de marketing com realidade virtual, Volvo Reality. Um teste-drive muito real e especial.

Só essa campanha bateu a incrível marca de quase 240 milhões de visualizações através das mídias sociais.

 

Agora é com você! Não deixe a oportunidade de inovar tornar-se uma ação comum.

Dúvidas? Escreva para nós.

Forte Abraço.

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