Ter uma startup é o sonho de muitos empreendedores que estão começando. Imagina, lançar uma ideia revolucionaria que tem o poder de impactar a vida de milhares de pessoas, ajudando-as de uma forma que nem elas mesmas podiam imaginar.

Seria incrível, não é mesmo?

Se você está com uma ideia dessas na cabeça, saiba que muito além de uma boa ideia, é preciso de um plano de negócio, um plano de ação e muita energia, talvez também seja necessário um pouco de dinheiro para começar a dar realidade ao seu sonho.

Muitas startup morrem muito antes de emplacarem seus produtos e serviços no mercado, porém diferente do que muitos pensam, o que faz uma grande ideia não ir para frente, normalmente, não é a falta de dinheiro e, sim, erros recorrentes que acabam por enfraquecer o negócio.

A gente, aqui do Mestre do Ads, quer te ajudar a evoluir, cada vez mais, tornando-se uma referência de mercado, sendo assim, iremos te contar quais são os 11 erros que acabam com a sua startup.

Preparados?

 

erros-que-acabam-com-sua-startup

 

#Erro 1 – Ser o único tomador de decisões

Você já não ouviu aquele ditado em que 2 cabeças pensam melhor do que uma só? Pois então, quando você é o único responsável pela tomada de decisão de sua empresa, você acaba não ouvindo outras opções e isso pode te levar ao fracasso.

Se for possível, tenha pessoas de confiança, um sócio ou até mesmo alguém que possa te dar um outro panorama da situação.

 

#Erro 2 – Escolher nichos de pouco interesse

Antes de montar uma startup, você precisa estudar bem o seu nicho de mercado, senão investirá tempo e dinheiro em algo que não irá evoluir da forma que deseja.

Faça uma pesquisa de interesse e se perceber que não há chances de evoluir, pois o público tem pouco interesse, é melhor nem iniciar ou pensar em alterativas que lhe ajudem a reverter isso.

 

startup

 

#Erro 3 – Trabalhar sem paixão

Nem sempre o investimento em dinheiro é o que fará a sua startup deslanchar, por vezes, você terá que utilizar muito mais a paixão pelo seu segmento, do que o apoio financeiro, afinal nos primeiros meses ele não costuma ocorrer.

Se desde o começo você está fixo em lucros, questões financeiros e o quanto irá ganhar, certamente as chances de dar errado são muito mais altas. Procure sempre trabalhar por paixão.

 

#Erro 4 – Brigas entre o time

Se você está tendo problemas com relação à brigas dentro do seu time, você precisa avaliar o que está ocorrendo.

Será que alguém está se sentindo pouco produtivo? Será que não está havendo espaço para todos mostrarem seus dons?

Essa briga interna enfraquece a equipe e faz com que a evolução torne-se difícil. Corte isso da raiz.

 

erros-startup

 

#Erro 5 – Copiar ideias

A palavra startup já remete diretamente à questões de inovações, não é mesmo? Então, se você quer criar uma e copiar uma ideia já existente, saiba que as chances de sucesso tornam-se muitos pequenas.

Quando o mercado olha para o seu negócio, ele precisa enxergar algo inédito, nunca visto antes. Você pode até se inspirar em algum case que ache legal, mas copiar, NUNCA!

 

#Erro 6 – Escolher profissionais inadequados

A escolha do time é fundamental para o crescimento de uma startup, isso porque, ninguém chega muito longe sozinho e em alguma momento, você vai precisar de pessoas para te ajudar.

No momento dessa escolha, opte por profissionais qualificados que dominem a área que vão atuar. Sabemos que há sempre uma grande influência em contratar familiares, mas deixe um pouco o coração de lado e avalie se é a melhor alterativa naquele momento.

 

#Erro 7 – Perder o tempo do lançamento

Por mais que a gente prepare o lançamento do nosso produto ou serviço por longos anos, acredite, ele nunca estará 100% pronto. Isso acontece porque queremos perfeição, mas em um primeiro momento é quase impossível obtê-lo.

Adiar o lançamento vai te prejudicar ainda mais, pois será o seu público que te ajudará a lapidar e chegar em versões melhoradas.

 

#Erro 8 – Não ter o investimento necessário

E quando falamos em investimento é também sobre dinheiro, mas junto com ele vem mão de obra, energia, matéria-prima e tudo o que será necessário para emplacar sua startup inicialmente.

Um planejamento prévio é fundamental para que seja possível identificar quais são as principais área de interesse e, dessa forma, saber o que é necessário utilizar em cada uma delas.

 

#Erro 9 – Não assumir a responsabilidade

Um empreendedor precisa assumir a responsabilidade de seu negócio, sendo assim, ficar imparcial não irá te levar a lugar algum, você precisa colocar a mão na massa e puxar a responsabilidade de fazer dar certo, entende?

Às vezes, você terá que falar mais grosso, terá que tomar decisões difíceis e até mesmo dizer alguns nãos, isso é fundamental para a saúde do seu negócio e vai te ajudar a amadurecer como empreendedor.

 

#Erro 10 – Não valorizar seu cliente

É o seu cliente que te levará longe, então é somente ele que deve estar no seu foco no momento de pensar em agradar alguém.

Não é o seu sócio que deve estar satisfeito, muito menos os seus investidores, o que você precisa é focar na satisfação do seu cliente final, eles sim têm o poder de decisão de gastar o dinheiro deles em sua marca ou na do seu concorrente, entende?

 

#Erro 11 – Não aproveitar as oportunidades de crescimento

Vão existir momentos em que você terá dois caminhos a seguir:

  • O que te levará a avançar e esse pode ser mais difícil.
  • Ou o que te manterá no mesmo nível.

Nesse momento, você deve validar e aproveitar cada oportunidade, senão você será sempre pequeno, entende?

 

Curtiu as dicas?

E na sua opinião, quais são os erros capazes de acabar com qualquer startup? Conte para a gente, nós queremos te ouvir.

Até mais!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: