Os gatilhos mentais são sempre um assunto que despertam interesses de todos. Isso porque através da utilização deles você tem maiores chances de gerar uma conversão. Como você deve saber, o cérebro humano é bastante intrigante e interessante e funciona de um jeito tão complexo que seria quase impossível decifrar com exatidão seu funcionamento.

Tenho absoluta certeza de que se você trabalha com vendas online, você utiliza os gatilhos mentais para atrair seus leads e assim, gerar conversão, não é mesmo? Então, o que quero te ensinar nesse conteúdo é te ensinar a utilizar os gatilhos mentais mais poderosos.

 

Gatinhos Mentais mais poderosos..

 

Normalmente, o processo de tomada de decisão funciona da seguinte forma:

  1. Você recebe a informação e assim, seu cérebro passa a processar a informação e assim, escolher qual a melhor decisão tomar;
  2. Quando a sua consciência acredita ter chegado na resolução do problema, uma sensação de tomada de decisão é mandado ao ser organismo, fazendo com que você pense que mandou uma decisão racional.
  3. A partir daí, você passa a agir de acordo com a decisão que tomou.

Tentei resumir de uma prática como é o funcionamento de tomada de decisão, no entanto saiba que esse processo é um pouco mais complexo, beleza?

Seguindo com o nosso artigo, quero que você dedique um tempo para ler com atenção tudo que vou transmitir aqui. Creio que esse será um dos conteúdos mais interessantes que já crie e tem mais, esse conteúdo foi bastante solicitada. Recebi diversos e-mails e mensagem me pedindo para criar um conteúdo focado apenas em gatilhos mentais. Como faço questão de atender aos pedidos da galera que me acompanha, darei o meu melhor para transmitir todo o conhecimento que possuo.

Vamos juntos nessa? Tenho certeza de que você aprenderá muito!

 

Vou começar a listar os gatilhos mentais para que você consiga entender de forma simples. Apenas queria pontuar que a ordem nada tem a relação com a importância dos mesmos, ou seja, um não é mais importante que o outro, entende? Apenas listei da forma que veio surgindo em minha cabeça.

 

1 – Prova Social

Já abordei esse tema em outro conteúdo, mas creio que essa é uma das provas sociais que mais eficientes que existem. Isso porque é um processo de pessoa para pessoa, sem nenhuma interferência. Já ouviu falar do marketing boca a boca? Então, é um das melhores formas de publicidade que existe, isso porque nada melhor ouvir uma boa experiência para incentivar a conversão, não é mesmo?

É fácil de entender, você prefere comprar um produto de uma loja virtual onde tenha diversos comentários positivos ou em um site desconhecido sem nenhuma referência? Creio que a resposta seja simples de ser dada, não é mesmo?

Já existem pesquisas que apontam que ecommerce e site, até mesmo de empresas, que colocam prova social que seria o depoimento de clientes satisfeitos, tem resultado muito maiores do que aqueles que deixam a básica apenas com informações.

Temos a sensação de que se deu certo com outras pessoas, para nós também funcionaria muito bem, concorda? Por esse motivo, a prova social é tão forte!

Caso você tenha dúvidas de como conseguir essa prova social, eu posso te ajudar. Normalmente, ela vem de forma espontânea de um cliente que adquiriu o produto ou serviço e ficou satisfeito, porém você pode incentivar essa atitude. Você pode me perguntar: “Como Tiago, me conte?” Simples, peça! Não tenha medo de abrir a boca e ouvir a opinião de seu cliente. Peça para ele escrever por e-mail ou então, gravar um vídeo.

Aproveite!

 

2 – A Curiosidade

Não é de hoje que o ser humano é movido pela curiosidade e pela descoberta do novo. Sendo assim, você já deve ter percebido que uma grande novidade ou algo guardado a sete chaves desperta demais o nosso interesse, não é mesmo?

Esse é um gatilho que funciona muito bem, porém muitas vezes por nossa própria ansiedade, essa arma acaba não sendo usada da forma como deveria. Isso é fácil de ser personificado, quantas vezes você não viu um lançamento sendo adiantando? Acredite, isso pode ser um passo em falso no seu sucesso. No entanto, não podemos generalizar, uma vez que, esse adiantamento de lançamento ou até mesmo abertura de carrinho, no caso de produtos virtuais é feito de forma totalmente planejada.

Seus leads estão extremamente quentes e você já trabalhou, ao máximo, o gatilho da curiosidade, então está no momento de deixar que eles executem a ação que tanto querem, entende? Se você deixar passar esse momento que estão no ápice do interesse, você começará a enfrentar o declínio, entende? E certamente, você não quer perder tudo que foi investido, não é mesmo?

 

Gatinhos Mentais mais poderosos

 

 

3 – O Novo

Somos incentivamos e movidos, dia após dia, a buscar transformação, a melhorar de vista e a conquistar coisas novas, não é mesmo? Sendo assim, o gatilho da novidade é um trufo que deve ser usado sempre que necessário.

Para mim que sou um estudioso da metodologia da Apple, falar desse item é extremamente fácil e não vejo um modelo melhor de exemplificação se não for comparado com a forma com que a marca lança seus produtos. Isso porque, não é novidade para ninguém que a Apple procura se superar ano após ano, não é mesmo? Sendo assim, ela busca trazer uma nova experiência a cada produto lançado no mercado.

Digo experiência, porque a marca não vende apenas um aparelho celular de última geração, ela vende a experiência de ter em mãos um Iphone. Aparelho esse que tem uma interface própria, acessível de qualquer dispositivo Apple, seja ele uma TV ou um MAC. Também, possui uma segurança contra roubo incrível, já que você pode bloquear o aparelho de forma total, tornando-o um peso de papel.

Esse gatilho da experiência não é usado apenas pela marca, uma vez que, montadores de carro, outras empresas de celular e até mesmo empreiteiras precisam usar desse gatilho para vender mais.

O ultrapassado não encanta os olhos, porém a “novidade” enche nosso olhos!

 

4 – Simplicidade

Não é de hoje que falo que “menos é mais”. Certamente, você já deve ter lido em algum outro artigo meu essa frase. Isso porque, na hora de atingir nosso público alvo, costumamos procurar formas mirabolantes para chamar sua atenção, porém nos esquecemos de que é com a simplicidade que poderemos nos destacar.

Para falar no gatilho da simplicidade precisamos saber que para realizar uma atividade nosso corpo procura forma de seguir pelo caminha mais fácil e que demande menos energia. Isso não quer dizer que somos preguiçosos ou que não queremos trabalhar, muito pelo contrario. O corpo humano foi criado para armazenar energia para momentos em que realmente for necessário, sendo assim, se você executa uma tarefa com mais facilidade, guarda mais energia para as próximas.

Você pode me perguntar: “Tiago, como vou aplicar o gatilho mental da simplicidade em meu projeto?” É bem fácil e você não precisa se preocupar em usar técnicas extremamente avançadas, uma vez que, basta você descobrir qual a solução que seu público alvo está procurando e assim, oferecer algo para encurtar esse caminho.

Não é realmente simples?

 

5 – Escassez

Acredito que esse seja um dos gatilhos mentais mais usados e mais conhecidos no mundo do marketing digital, uma vez que, já foi possível comprovar que ele realmente funciona e MUITO bem.

Costumamos ponderar muito para tomar uma decisão, isso porque sempre avaliamos o prós e contras de uma situação e assim, só depois disso você escolheria por qual caminho seguir, correto? No entanto, e se não existisse tempo para pensar e você tivesse que escolher em menos de 2 minutos entre aceitar ou perder a chance da sua vida? Com toda a certeza, você tomaria essa decisão muito mais rápida, não é mesmo?

Então, nesse exemplo estamos falando da escassez de tempo, porém já funcionou muito bem. Quando levamos essa situação para a escassez de produto, por exemplo, as conversões são muito maiores. Ninguém quer ficar sem aquele celular que procurou tanto ou sem aquela roupa da moda, então busca comprá-los da forma mais rápida possível.

Frases como:

  • Vagas Limitadas;
  • Restante apenas 4 produtos em estoque;
  • O Preço será mantido até XX horas.
  • Venderemos até esgotarem os estoques

Acabam saltando aos olhos de nossos consumidores que se preocupam em executar a ação de compra de forma rápida, senão ficarão sem o produto ou serviço em questão e assim, terão que esperar a próxima leva, se houver!

A escassez funciona muito bem, porém deve ser usada com cautela para não se tornar apelativa demais, entende? Se o seu consumidor sentir que está sendo engando, certamente, ele não fará a compra e nem voltará em uma nova oportunidade, entende?

Use com muito cuidado!

 

Gatinhos Mentais mais poderosos .

 

6 – Desinteresse

Esse é um dos gatilhos que julgo mais matador, porém percebo que muitos têm medo de usar e de não obter sucesso, entende? Confesso para você que não é fácil, pois você desse usar esse gatilho mental com muita inteligência.

Você deve saber que para vender e ter sucesso em seus negócios, você tem que entregar muito mais que o produto, você tem o dever de entregar a experiência e com ela a verdade, correto? No entanto, quando falamos do gatilho mental do desinteresse ou do descaso, o que você tem que fazer é planejar vender sem se mostrar interessando.

Sei que de primeiro momento fica complicado entender, uma vez que, você deve ter em mente ter uma taxa de conversão sempre maior, não é mesmo? Então, o gatilho do desinteresse é usado justamente para isso. Você irá transmitir ao seu público alvo seu produto ou serviço como se fosse uma forma de contar a sua história, entende? Para isso, você não precisa falar que ganhou rios de dinheiro e nem quanto foram seus lucros, pois essa técnica irá funcionar muito bem como uma indicação pessoal.

Você precisará também deixar bem claro de que nem está interessado em vender o método ou tática, mas que se for pra ajudar alguém, tudo bem, saindo fora dessa proposta você não tem qualquer interesse em comercializar sua descoberta. Outro detalhe importante é que será necessário mostrar que o que você está entregando é uma coisa comum em sua vida, que acontece sempre de forma rotineira, entende?

Não estou falando para você se tornar uma pessoa nariz em pé para vender, porém você terá que encarar o personagem para persuadir e convencer seu público alvo, tudo bem? Esse é um dos gatilhos menos falados e que consequentemente, acaba não sendo usado por falta de conhecimento, no entanto posso lhe garantir que se aplicado de maneira correta tem o poder te trazer resultados incríveis para o seu projeto.

 

7 – Surpresa

Esse gatilho mental é um velho conhecidos das grandes marcas, lojas virtuais e até mesmo de empreendedores que estão começando agora, sendo assim, seria incoerente de minha parte deixar ele de fora.

Pergunto á você: Quem não gosta de ser surpreendido? Quem não gosta de receber uma surpresa boa? Posso ater imaginar que algumas pessoas digam que não gosta de festas surpresas ou coisas no tipo, mas tenho certeza que todos gostam de receber um brinde ou um presente que não estavam esperando, não é mesmo? Então, o gatilho mental da surpresa funciona exatamente assim.

Em meus conteúdos anteriores, sempre falei que para você ganhar mais autoridade e criar uma relação duradoura com seu cliente, você precisaria conquistá-lo dia após dia, certo? Sendo assim, a surpresa é um gatilho ideal.

Imagine comprar um produto e receber algo á mais junto? Imagine ser a data de seu aniversário e você receber um brinde daquela marca que tanto gosta? Seria uma surpresa incrível, não é mesmo? Logo, você certamente encantaria enquanto engajava.

Citei a questão da compra de produtos, pois é uma forma mais didática para lhe apresentar a situação, porém poderia ser o caso de se inscrever em um curso e o conteúdo ser preparado para entregar muito mais do que promete em seu inicio.

Não importa quando será o método usado para surpreender, o importante é que você faça isso com maestria. Eu posso lhe garantir com toda a minha experiência profissional que esse gatilho funciona mesmo e que sua conversão irá aumentar muito mais depois que passar a usar.

 

8 – Autoridade

Já que tocamos no ponto da autoridade no item acima, acredito que seja um gancho perfeito seguir falando dela. Tenho certeza que todos nós que estamos aqui para adquirirmos os conhecimentos necessários para avançar a um próximo nível e assim, ajudar muito mais pessoas, não é mesmo? Consequentemente, buscamos que as pessoas confiem em nós e assim, passarmos a ser autoridade perante elas.

Você já deve ter visto que a autoridade e a prova social acabam andando lado á lado, isso porque para que você se torne uma autoridade, você precisa se posicionar como um, entende? Não digo que você precisa se mostrar 100% do tempo superior a outras pessoas, porém você precisa ter segurança para debater o assunto que você se propôs a oferecer.

É muito difícil convencer as pessoas a comprarem algo que nós não acreditamos, logo sempre falo que você só pode trabalhar em algo que você acredite de olhos fechados. E quando se fala de autoridade perante as pessoas é um assunto que deve ser tratado com bastante cautela, uma vez que, para construir sua autoridade você levará anos, porém para perdê-la basta um passo em falso.

Meu conselho é que você sempre disponibilize tudo que tem para provar sua autoridade, sendo assim, não tenha medo de mostrar o resultado de alguns projetos, fotos de evento que participou, certificações e tudo o que você julgar importante.

O gatilho da autoridade fará com que seu público alvo confie em você, logo não os decepcione!

 

9 – Urgência

O gatilho mental da urgência acredita que seja um dos gatilhos mais queridos e usados por todos, isso porque ele é simplesmente sensacional. Confesso para você que não teve uma vez que fiz uso dessa técnica que não deu muito certo.

Você que já conhece um pouco sobre o comportamento humano deve saber que nós odiamos não ter o poder de escolha, não é mesmo? No entanto, costumamos pensar muito antes de tomar uma decisão de compra, deixando sempre para a última hora. Esse gatilho faz com que demos um pequeno incentivo para que nossos clientes tomem a decisão de forma mais rápida.

Quando sabemos que algo é urgente, acabamos nem pensando para tomar uma decisão, sendo assim agimos por impulso, porém é preciso usá-lo com responsabilidade para que você não acabe prejudicando a saúde de seu projeto.

Se você disser que o carrinho de compras irá fechar ás 23:59 horas, realmente feche. Senão será injusto com que adquiriu seus produtos ou serviços no prazo que você deu!

Você pode querer me perguntar: “ Tiago, como ativo o gatilho mental da urgência?” É bem fácil, vou deixar alguns termos que ajudam bastante:

  • Últimas horas!
  • Vagas Limitadas!
  • Restante apenas 3 itens;
  • Compre agora com desconto de XX;
  • Só hoje
  • Será sua última chance

 

10 – Reciprocidade

Esse também é um dos gatilhos mentais mais conhecidos da atualidade, uma vez que, tem um pode de persuasão com as pessoas que é bastante interessante. É uma tendência natural do ser humano se sentir muito grato quando alguém faz algo importante para nós, seja indicar nosso produto, falar bem ou contar uma experiência positiva que teve ao estar conosco.

Quando uma situação desse tipo acontece, nos sentimos meios que na obrigação de fazer o mesmo e acabamos assim sentindo a mesma necessidade de indicar, falar bem e até mesmo ajudar.

Preciso te alertar que você deve usar esse gatilho sempre de uma forma bastante cautelosa, uma vez que, será necessário que seu público alvo sinta que você está fazendo a indicação daquele determinado produto ou serviço por que realmente comprovou que é bom e não porque tem um acordo monetário envolvido, entende? Caso percebam que você está usando o gatilho da reciprocidade para lucrar, pode ter certeza de que sua estratégia não dará certo.

Se você tem dúvidas de como usar esse gatilho em seu projeto, posso te falar que ele é bem simples de ser aplicado, desde que você faça tudo com a certeza de que está fazendo de coração. Por exemplo, se você quer vender um curso que ensine a mexer no computador, antes da venda em si, ofereça materiais gratuitos, amostras de conteúdo para que seu público fique tão empolgado com o que você ofereceu e compre de você por você ter sido tão legal antes, sabe?

 

Gatinhos Mentais mais poderosos .

 

Caracas, agora que percebi que acabei desenvolvendo o conteúdo muito mais do que havia planejado, mas tenho certeza de que você não irá se importar com isso, estou certo? Ao invés de fazer um artigo simples sobre gatilhos mentais, acabai fazendo um guia completo sobre os gatilhos mentais mais poderosos. No entanto, ainda não sinto que acabei e se me permitir, queria só mais alguns minutos de sua atenção para falar de um último gatilho que julgo bastante poderoso. Posso?

Antes de terminar, queria falar um pouco sobre o gatilho da antecipação que acredito que não necessite de um item todo, mas que não poderia deixar de citar. Sabe as propagandas que são veiculadas na televisão que mostram lançamento de novas novelas ou então, aqueles anúncios no Youtube que mostrar a estreia de algo? Então, eles estão usando o gatilho da antecipação para atingir você.

Seu uso é muito simples, uma vez que, seu principal objetivo é aguçar a sua curiosidade e ficar sempre ligado no lançamento que acontecerá em breve. É como se fosse uma forma de doutrinar seu público alvo e assim, deixar pré aquecido para realizar a conversão.

 

Pronto, creio que agora esteja mais satisfeito e preparado para deixar você seguir com suas aplicações. Confesso que se pudesse escreveria muito mais, mas vejo que já tem uma quantidade de informações bem bacanas! Prometo que sigo com esse assunto em outra oportunidade para podermos estudar um pouco mais, tudo bem?

Como o material foi bem grande, quero saber se ficou alguma dúvida no decorrer da leitura? Tenho certeza que você fez diversas anotações, então se quiser compartilhar comigo, terei o maior prazer em ajudar!

Aproveito e peço para que você compartilhe esse conteúdo com quem você julgar necessário para que assim, o conhecimento seja acessível á todos!

 

Boas conversões e até a próxima!

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