Há alguns anos atrás, ter um blog não passava de uma ação rotineira de pessoas que gostavam de compartilhar informações, dividir ideias e incentivar debates. No entanto, essa ferramenta foi ganhando um espaço tão importante e conectando os usuários de um jeito tão impressionante que ter um blog perfeito passou a ser uma das estratégias mais importantes do marketing digital.

Hoje ter um blog não é apenas algo alterativo é uma obrigação de qualquer marca ou empresa que deseja se posicionar bem na internet e se comunicar de forma assertiva com seu público alvo.

Por mais simples que pareça ser, será preciso respeitar algumas regras para que a qualidade seja transmitida ao seu cliente e que o canal, seja mais uma ferramenta de geração de autoridade para a sua marca, concorda?

Ser mais um na internet, é ser uma gotícula de água em meio a um gigantesco oceano. Você precisa buscar destaque, diferenciais, pois só assim conquistará o espaço que tanto deseja.

Para te ajudar com isso, o blog do Mestre do Ads separou 10 dicas para ter um blog perfeito que podem ser usados em qualquer segmento e em qualquer modelo de negócio, pois são tarefas básicas.

Todos preparados?

 

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Dica 1 – Escolher o segmento do blog

O primeiro passo para se dar bem é escolher de forma assertiva o assunto que será tratado no blog. Por mais que você queira trabalhar assuntos gerais e todos os tipos de tema, certamente, o seu público alvo tem maior interesse pelo seu segmento de mercado.

Sabendo disso, procure trabalhar assuntos relacionados ao que você vende, sobre seus produtos e serviços ou sobre sua área de atuação.

 

Dica 2 – Atualizações Constantes

Não adianta ter um espaço próprio, super bem feito e atraente, se você não coloca atualizações diárias nele, entende?

O que chama a atenção é a forma com que você se preocupa em gerar informação para o seu público. Até porque, se os usuários entram no seu blog a primeira vez e curtem, a tendência é que eles retornem mais vezes para consumir mais conteúdo.

Se nesses retornos, eles notarem que nunca há nada novo, eles não voltam mais.

 

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Dica 3 – Tenha um layout simples

Ao mesmo tempo que um blog não pode ter um layout parecido com um concorrente, ele não pode ser complexo demais ao ponto de deixar o usuário perdido em meio a tanta informações.

O que aconselhamos é que você tenha o mínimo de conhecimento em html para poder personalizar seu blog, seja com uma cor que faça relação com a sua marca ou com botões que facilite a navegação.

Ah, um ponto importante: Caso você opte por monetizar seu blog, cuidado para que os banner não fiquem por cima do conteúdo, dificultando a leitura, tudo bem?

 

Dica 4 – Tenha imagens padronizadas

Pode parecer uma besteira, mas quando um blog tem tamanhos de imagens personalizados, ou seja, todas as fotos e vídeos ocupam o mesmo espaço na página, você torna o ambiente muito mais agradável para o consumo de informações.

Caso você não saiba como ajustar essas imagens, existem diversos editores online que te ajudam com isso ou então, você pode instalar o Photoshop, que é um editor de imagem muito simples e que te ajudará bastante a redimensionar tudo.

 

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Dica 5 – Cuidados com links que não funcionam

Atenção especial com o funcionamento de todos os detalhes de seu blog. Tudo precisa estar funcionando perfeitamente para que a experiência do usuário seja perfeita. Sendo assim, verifique constantemente se todos os links internos ou externos estão funcionando, principalmente se você está fazendo a indicação de algum produto ou serviço.

Ter um link que não funciona aumenta as chances desse usuário voltar as buscas do Google para pesquisar em outros canais, aumentando assim sua taxa de rejeição.

 

Dica 6 – Interaja com os usuários

Com o passar do tempo, você irá verificar que os usuários vão passar a deixar comentários com dúvidas, perguntas e até mesmo com sugestões de pautas para serem abordadas em próximos conteúdos.

Dê atenção especial a esse tipo de feedback, pois é onde você cria uma relação mais próxima de seu público e com isso, consegue melhorar a sua autoridade.

 

Dica 7 – Nunca copie nada

Por mais que você tenha achado interessante um conteúdo de outro lugar, nunca copie nada. Além de ser um fator de rebaixamento de posições no Google, não pega nada bem para a sua imagem fica plagiando conteúdos por ai.

Se você encontrou algum conteúdo bacana e gostaria de abordar o mesmo assunto em seu blog, recrie aquele material, reescrevendo de outra maneira.

 

Dica 8 – Redes sociais ajudam

As redes sociais são capazes de estreitar os canais de comunicação entre você e seu público alvo, sendo assim, sempre que postar algo em seu blog, divulgue utilizando suas principais redes.

Você vai perceber que boa parte do tráfego que irá receberá será delas, pois é um dos locais onde os usuários, de uma maneira geral, estão em busca de assuntos de seu interesse.

 

Dica 9 – Nada de Spam

Não seja uma marca ou uma pessoa deselegante, comentando em outros blogs ou grupos no Facebook: “Oi, acesse meu blog”. Isso é algo que não contribui em nada em sua divulgação.

Se você quer realmente divulgar seu blog, aposte em links patrocinados, estratégias de SEO e demais ferramentas que fazem isso corretamente.

Não faça spam jamais!

 

Dica 10 – Categorias e tags

Ao postar conteúdo em seu blog, por mais que sejam do mesmo nicho de mercado, eles podem ser separados em categorias diferentes.

Vamos dar um exemplo aqui: Você resolveu que fará um blog para que as pessoas conheçam melhor assuntos voltados a documentação de veículos, beleza?

Concorda que podemos falar de:

  • Documentação de carro zero;
  • Documentação para primeira habilitação;
  • Documentação para transferência de veículo;
  • Documentação de compra e venda;

E mais uma porção de categorias que envolvem documentação de veículos?

Então, organize o conteúdo em tags e categorias, isso ajuda o usuário a navegar na área de interesse.

 

Pronto, agora você sabe tudo sobre ter um blog perfeito!

Caso tenha alguma dúvida, mande para nós!

Muito sucesso!

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