Criar o hábito da leitura é algo muito sábio para a formação de qualquer ser humano. É por isso que as crianças têm um incentivo pesado em começar a praticar desde cedo, pois o universo da leitura te leva para locais inimagináveis.

Eu sou suspeito para falar sobre isso, uma vez que, sou um leitor nato e tenho o hábito da leitura há muitos anos. Acabou se tornando para mim um ritual natural e eu acabo devorando qualquer tipo de conteúdo. Claro que alguns títulos me encantam mais que outros, porém isso não vem ao caso nesse artigo.

O que quero te mostrar é que em um mundo cada vez mais globalizado e com o acesso de informações possíveis com o toque de um dedo, não existem mais desculpas para não ter informações. Se você é ou quer ser um empreendedor de sucesso você precisa ler muito. Isso porque, com a leitura, além de enriquecer seu vocabulário, ela abrirá sua mente e acabará elevando seu pensamento para uma dimensão onde insights e novas ideias vão surgir.

 

Financial planning and development illustration

 

Escrevendo esse artigo, estava me lembrando que a lista de livros pendentes para minha leitura já estão acabando e logo terei que ir a uma livraria adquirir mais alguns títulos, senão nossa série de “ Dicas de Leitura” em meu canal acabará ficando vazia. Acabei puxando esse assunto antes do planejado, mas foi até interessante, pois se você ainda não sabe que série é essa, posso explicar para você!

Vou explicar rapidamente para depois seguir com o objetivo desse conteúdo que é apresentar para você diversos livros essências sobre empreendedorismo. A série é bem simples de ser entendida, toda a semana escolho alguns livros que já li, explico um pouco sobre o assunto e deixo minha opinião para você. Achei esse formato bem bacana, pois acabo procurando indicações de leitura, então poder ter alguma referência de informação é bem legal, não é? Sendo assim, se você quer ver tudo o que preparei para você, acesse meu canal que já disponibilizei diversos vídeos de indicações!

Seguindo a minha missão de indicação de livros, já quero te adiantar que não tenho uma quantidade exata de livros para te indicar, pois resolvi não me limitar ao escrever esse artigo. Quero que ele saia o mais completo possível, então vou deixar aberto para que eu vá lembrando bons títulos enquanto escrevo, tudo bem?

Espero que goste muito das indicações e que você também me indique livros, pois essa troca de informações acaba sendo de suma importância, não é mesmo? Nada melhor do que receber uma qualificação de quem já teve uma experiência!

Vamos prosseguir juntos?

 

Livros Essenciais sobre Empreendedorismo

 

Set of books in flat design, vector illustration

 

O livro impresso voltou a cair no gosto de todos, isso porque com o avanço das tecnologias é muito comum que o que era “antigo” volte a ser moda. Eu mesmo sinto um imenso prazer em comprar um livro e folear suas páginas, não tem como explicar o que é! No entanto, sei que você pode preferir ler no celular, tablete, computador ou até mesmo no kindle, não há problema algum. Encontre a maneira que mais te deixa confortável, pois só assim você conseguirá ter um melhor aproveitamento.

Antes de começar as indicações, preciso pontuar que existem milhares e milhares de livros sobre empreendedorismo, no entanto vou indicar conteúdos que já pude ler. Quero que entenda que não estou desmerecendo o trabalho de nenhum autor ou então, super valorizando temas. Tenho uma lista gigantes de livros para ler antes de morrer e pretendo terminar muito antes disso, logo certamente atualizarei essas indicações de forma constante.

Deve estar ansioso para as indicações, então vamos lá!

 

1 º – A loja de tudo – Jeff Bezos e a era da Amazon / Autor: Brad Stone

Acredito que você já deva ter ouvido falar sobre Jeff Bezos, não é mesmo? Mas se nunca ouviu, não tem qualquer problema. Ele é o fundador da Amazon e o livro conta de forma brilhantes a trajetória dessa fundação.

O livro não foi escrito pelo Jeff Bezos, porém houve sua colaboração, mesmo achando que era cedo demais para esse feito. O autor, Brand Stone foi a fundo no assunto, investigando toda a vida de Jeff, conversando com familiares e amigos para saber como foi cada passo de sua vida.

O livro ficou tão brilhante e realista que acabou levando o título de livro de Negócios do Ano pelo Financial Times/Goldman Sachs. Fica aqui minha indicação de excelente leitura.

 

2º Empreendedorismo – Transformando Ideias Em Negócios / Autor: José Dornelas

Esse é um livro bem interessante para quem gosta de ideias práticas e aplicáveis de negócios. Com sua leitura, você entenderá o passo a passo de uma elaboração de plano de negócio, passando por todas as etapas até sua implementação.

Como o próprio título já diz, esse conteúdo irá te ensinar a tirar do papel suas ideias e colocá-las em prática, sem medo de errar ou de estar sendo precipitado. Se você está entrando para esse mercado agora ou se quer um incentivo para ir além, eu super indico a leitura desse livro, pois vai te fazer ter uma outra visão do mundo dos negócios.

 

3º Startup Weekend -Como Levar Uma Empresa Do Conceito À Criação Em 54 Horas / Autores: Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyirgat

Esse livro é nada mais, nada menos que sensacional! Posso lhe garantir que ao finalizar a leitura você sentirá uma vontade incontrolável de empreender.

A ideia principal do livro é mostrar que é possível fazer a criação de uma empresa em 54 horas. A leitura é bem agradável, totalmente contextualizada e os autores passam uma confiança tão grande nas dicas que estão dando que você se pega pensando o tempo todo: “ Caracas, porque eu ainda não fiz isso!”

Eles dão um foco bem interessante para as startups, pois acreditam que é um tipo de negócio capaz de evoluir e se adaptar rapidamente as demandas e tendência de mercado.

 

Livros essenciais sobre Empreendedorismo.

 

4º A Startup Enxuta / Autor: Eric Ries

Esse livro é um best-seller mundial e minha dica é que você faça ele de livro de cabeceira. Você acha que estou exagerando? Não estou mesmo, isso porque é um livro que monstra a importância da inovação constante de seu modelo de negócio, sem deixar de lado o tempo de execução, a qualidade  e a visibilidade.

O Autor compartilha suas ideias e feito te colocando em um mundo onde o céu é o limite, logo durante a leitura tenha sempre caneta para escrever, pois tenho certeza que assim como eu, você vai encerrar a leitura com as páginas todas rabiscada de ideias.

 

5º #VQD – Vai que Dá / Autor: Joaquin Castanheira

Esse é um livro bem interessante, pois trás a tona cases de sucessos de empreendedores brasileiros. Acho bastante interessante entender e ver quais foram as formas de empreendedorismos aplicados por nossos conterrâneos, pois o povo brasileiro é de uma inteligência e criatividade que não se vê em outras regiões.

É um livro tão interessante que tem uma leitura rápida e totalmente informativa, vale muito a pena!

 

6º Pai Rico Guia de Investimentos / Autor: Robert Kiyosaki

Você já deve ter ouvido falar do livro Pai Rico e pai Pobre, não é mesmo? Acredito que até já tenha indicado a leitura em algum conteúdo relacionado. Sendo assim, sigo minha indicação para um sucessor da mesma linha.

O Guia de investimentos faz parte da série e traz para nós conceitos de investimentos usados por pessoas muito ricas para fazer com que suas fortunas se multipliquem cada vez mais, por isso se prepare para uma avalanche de insights incríveis.

Sobre esse livro em especial, tenho um vídeo saindo do forno, veja:

 

 

7º Zero to One: Notes on Startaups / Autor: Peter Thiel

Esse livro é uma obra incrível e indico para todos os tipos de empreendedores, não apenas para quem quer trabalhar no marketing digital. Seu conteúdo dá dicas que vão te fazer pensar com inovação, além de te mostrar que as perguntas feitas de maneira correta podem te levar a lugares nunca antes imaginados.

Você pode não ter ligado o nome à marca ou ao serviço, não é mesmo? No entanto, seu autor, Peter Thiel, é o fundador do Paypal. Então me diga, vale ou não vale a leitura?

 

8º Geração de Valor – Autor: Flávio Augusto

Posso e dizer que a leitura desse livro é bem agradável e vai fazer você refletir a maneira com que leva os seus negócios, sabia? As páginas desse livro são extremamente ilustradas e a linguagem usada é bem simples de ser compreendida, sendo assim posso te dar a certeza que você se pegará viajando em muitos momentos.

É um livro bem bacana para quem está começando e quer aprender um pouco sobre a vida de um empreendedor!

 

Poderia ficar indicando diversos livros para você, pois eu realmente tenho uma fascínio  enorme pela leitura, porém acredito que com essas indicações você já consiga obter muitas informações sobre o mercado empreendedor.

Já fiz outros artigos relacionados a livros do marketing digital e livros sobre Google Ads, você pode pegar lá mais uma listinha de indicações.

Desejo uma excelente leitura!

Compartilhar.

Uma semana de aulas ao vivo para você aprender a vender mais com anúncios no Google, Facebook, YouTube e Instagram - As maiores ferramentas de vendas da internet.

Cadastre-se abaixo para participar: